Muitas
foram às civilizações que colaboraram em sua construção, sábios e estudiosos de
vários povos, para que esses dez algarismos existissem. Ele existiu em muitas
variações, como varetas onde eram colocados seixos furados deslizantes ou uma
placa com sulcos nos quais pequenas pedras eram depositadas. Em um ábaco do
sistema de numeração decimal, uma pedra vale 1 na coluna das unidades, 10 na
coluna das dezenas, 100 na coluna das centenas. Se o ábaco foi criado a tanto tempo, por que hoje não o utilizamos com
crianças?
A resposta é simples: no ábaco, cada pedrinha assume um valor simbólico dependendo do lugar que ocupa, e crianças que estão construindo o conceito de sistema de numeração decimal necessitam visualizar as quantidades, compreender a ideia de agrupar quantidades de 10 em 10 e, se preciso, desmanchar esses grupos.
A resposta é simples: no ábaco, cada pedrinha assume um valor simbólico dependendo do lugar que ocupa, e crianças que estão construindo o conceito de sistema de numeração decimal necessitam visualizar as quantidades, compreender a ideia de agrupar quantidades de 10 em 10 e, se preciso, desmanchar esses grupos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!