Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Aprende-se Matemática brincando?

Esta postagem refere-se à primeira atividade proposta em sala de aula pela Profª. Ynayah.

É claro que sim!
Através da brincadeira é estimulado o raciocínio lógico matemático da criança, capacitando-a na elaboração de novas estratégias de jogos e brincadeiras e na resolução de problemas, ajudando a desenvolver sua mente, a refletir e compreender tais conceitos com maior perfeição e proporcionando uma forma divertida e prazerosa de aprender Matemática.
Prova disso é que as crianças usam de recursos próprios e poucos convencionais para contagem e para resolverem problemas cotidianos, tais como conferir figurinhas, marcar e controlar os pontos de um jogo, repartir as balas entre os amigos e mostrar com os dedos a idade.
Aprender matemática é expor as próprias ideias, confrontar, argumentar e procurar validar seu ponto de vista, pois, a partir destas formas de expressão, as crianças poderão tomar decisões, agindo como produtoras de conhecimento, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas e não apenas executoras de instruções.

Proposta de um jogo para crianças de 0 a 3 anos

JOGO DE BOLICHE


Através do jogo a criança entra em contato com o mundo, com a sociedade e com ela mesma. Neste tipo de jogo as regras se transformam a todo o momento, dependendo da necessidade e criatividade de seus jogadores.

Regras:
1°- Posicionar na linha de arremesso;
2°- Cada jogador tem direito a um arremesso da bola com intenção de acertar os pinos;
3°- Retorna ao final da fila para jogar novamente;
4°- O ganhador é aquele que derruba todos os pinos de uma só vez.

Duração: 2 aulas.

Desenvolvimento:
1º- A professora dará início à aula com a roda, conversando com as crianças sobre o boliche, questionando: Quem conhece o jogo do boliche? Alguém já jogou? Como se joga? Existe alguma regra?
2º- Confecção coletiva do boliche.
3º- Para iniciar o jogo a professora pedirá aos alunos que formem uma fila em ordem crescente, essa ordem indicará a sequência dos jogadores.
4º- Fazer uma linha de arremesso.
5º- A criança fará o arremesso com os pés em cima da linha.
6º- O aluno deverá dizer quantos pinos foram derrubados? Quais cores? Quantos de cada cor? Qual cor derrubou mais? Tudo com auxílio da professora e dos colegas.
7º- Aquele que derrubar todos os pinos de uma só vez é o ganhador.

Materiais necessários:
·         10 garrafas pet para cada jogo de boliche;
·         1 meia para confecção da bola ou uma bola pequena de plástico para o jogo ;
·         1 durex colorido das cores: vermelho, amarelo, azul e verde;
·         Papel colorido;
·         Areia e papel crepom (para enchimento da garrafa).

O que a criança aprenderá com esse jogo:
·         Aprender a contagem dos pontos;
·         Respeitar regras e compreender algumas regras do boliche;
·         Identificar posições, distâncias;
·         Diferenciar quantidade;
·         Praticar a comparação;
·         Distinguir cores;
·         Desenvolver a coordenação motora.

Avaliação:
O professor deverá observar se o aluno:
·         Compreende algumas regras do boliche e as respeita;
·         Reconhece alguns números;
·         Compreende as cores e quantidades.
,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!