Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de novembro de 2012

O Ábaco: tipos, surgimento e utilidade

O Ábaco: A construção da centena e da unidade de milhar.
TIPO
MOMENTO HISTÓRICO
UTILIDADE


Ábaco Asteca (Nepohualtzitzin), surgiu entre 900-1000 D.C. As contas eram feitas de grãos de milho atravessados por cordéis montados numa armação de madeira.
Este ábaco é composto por 7 linhas e 13 colunas. Os números 7 e 13 são números muito importantes na civilização asteca. O número 7 é sagrado, o número 13 corresponde à contagem do tempo em períodos de 13 dias.


No princípio, os sistemas de numeração não facilitavam os cálculos, logo, um dos instrumentos utilizados para facilitar os cálculos foi o ábaco muito usado por diversas civilizações orientais e ocidentais e por diversas faixas etárias.
O uso do ábaco pode ajudar o educando a perceber melhor o sistema de numeração e suas técnicas operatórias, tornando uma ferramenta imprescindível no ensino da contagem e das operações básicas na educação Fundamental.

Os antigos gregos e romanos utilizavam contas ou discos de metal para fazer cálculos, e este método foi se desenvolvendo com o passar dos anos, quando estas peças utilizadas para cálculos foram presas a um fio de arame.
Estes povos antigos preferiam utilizar o ábaco ao invés de escrever as contas no papel, pois eles não sabiam o que fazer quando estouravam o limite de dez.


O ábaco era muito utilizado antes do sistema de numeração Hindu-Arábico ter sido criado.
O ábaco consiste em uma pequena tábua que contém certo número de contas, e é possível através dele, realizarem-se cálculos numa velocidade bem maior do que se o cálculo fosse feito apenas utilizando-se a mente.


O Ábaco, primeira máquina de calcular da humanidade, foi inventado pelos chineses conhecendo-se também versões japonesas, russas e astecas. Instrumento bem sucedido.
Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez, facilitando a soma e a subtração.


Ábaco Romano -
Existem relatos que os Babilônios utilizavam um construído em pedra lisa por volta de 2400 a.C, os indícios de seu uso na Índia, Mesopotâmia, Grécia e Egito são contundentes.
O seu surgimento está ligado ao desenvolvimento dos conceitos de contagem.

Na idade média o ábaco era utilizado pelos Romanos para realização de cálculos.




Ábaco Chinês - O registro mais antigo que se conhece é um esboço presente num livro da dinastia Yuan (século XIV). O seu nome em Mandarim é "Suan Pan" que significa "prato de cálculo".
O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 nas varetas de baixo razão pela qual este tipo de ábaco é referido como ábaco 2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que aparece o ábaco do tipo 1/5, mais fácil e rápido. Os modelos 1/5 são raros hoje em dia, e os 2/5 são raros fora da China exceto nas suas comunidades espalhadas pelo mundo.




Ábaco russo, inventado no século XVII, e ainda hoje em uso, é chamado de Schoty. Este ábaco opera de forma ligeiramente diferente dos ábacos orientais. As contas movem-se da esquerda para a direita e o seu desenho é baseado na fisionomia das mãos humanas.
Colocam-se ambas as mãos sobre o ábaco, as contas brancas correspondem aos polegares das mãos (os polegares devem estar sobre estas contas) e as restantes contas movem-se com 4 ou 2 dedos e a linha mais baixa representa as unidades a seguinte as dezenas e assim sucessivamente. A forma de fazer operações matemáticas é semelhante ao do ábaco chinês.


Ábaco Japonês - Por volta de 1600 D.C., os japoneses adaptaram uma evolução do ábaco chinês 1/5 e chamado de Soroban. O ábaco do tipo 1/4, o preferido e ainda hoje fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930.
Os japoneses utilizam o sistema decimal, adaptaram o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.


O ábaco se bem direcionado seu uso junto às intervenções dos professores possibilitará ao estudante modificar seu pensamento, reelaborando suas hipóteses e compreendendo o Sistema de Numeração Decimal.
Ainda hoje o ábaco é utilizado nas escolas para que crianças aprendam a fazer operações matemáticas (contas de somar e subtrair principalmente).




O ábaco, em sua forma geral, é uma moldura retangular com fileiras de arame, cada fileira representando uma classe decimal diferente, nas quais correm pequenas bolas.
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas) que podem fazer-se deslizar livremente.

3 comentários:

  1. Parabéns, garota esperta, ficou bem bolado a sua planilha.... sucesso..... abraços Shirley

    ResponderExcluir
  2. Olá! sou Claudia da Bahia, vou tentar aprender a ábaco.Até mais.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!