Objetivos
desta atividade:
- Construir o significado
de
Sistema de Numeração
Decimal explorando situações-problemas que envolvam contagem.
- Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.
- Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.
Desenvolvimento:
Os alunos divididos em trio deverão, cada um em sua vez, pegar os dois dados e
jogá-los, conferindo o valor obtido. Este valor deverá ser representado no
ábaco. Para representá-lo deverão ser colocados macarrões correspondentes ao
valor obtido no primeiro pino da direita para a esquerda (que representa as
unidades). Após todos os alunos terem jogado os dados uma vez, deverão jogar os
dados novamente, cada um na sua vez.Com esta atividade inicial, é possível chamar a atenção dos alunos para o fato do agrupamento dos valores, e que a mesma peça tem valor diferente de acordo com o pino que estiver ocupado. Possivelmente seja necessário realizar esta atividade mais de uma vez.
É importante que os alunos possam registrá-la em seus cadernos, observando as estratégias e os pontos obtidos por cada um dos jogadores.
Metodologia:
Quando
forem acumulados 10 (dez) macarrões (pontos) no pino da unidade, o jogador deve
retirar estes 10 macarrões e trocá-las por 1 macarrão que será colocado no pino
seguinte, representando 10 unidades ou 1 dezena. Nas rodadas seguintes, os
jogadores continuam marcando os pontos, colocando macarrões no primeiro pino da
esquerda para a direita (casa das unidades), até que sejam acumuladas 10 (dez) macarrões que devem ser trocadas por um
macarrão que será colocado no pino imediatamente posterior, o pino das dezenas. Vencerá
quem colocar o primeiro macarrão no terceiro pino, que representa as centenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!