Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Sugestão de Atividade: Construção do Sistema Decimal



Objetivos desta atividade:
- Construir   o   significado  de   Sistema   de   Numeração   Decimal    explorando   situações-problemas que envolvam contagem.
- Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.

Desenvolvimento:
Os alunos divididos em trio deverão, cada um em sua vez, pegar os dois dados e jogá-los, conferindo o valor obtido. Este valor deverá ser representado no ábaco. Para representá-lo deverão ser colocados macarrões correspondentes ao valor obtido no primeiro pino da direita para a esquerda (que representa as unidades). Após todos os alunos terem jogado os dados uma vez, deverão jogar os dados novamente, cada um na sua vez.
Com esta atividade inicial, é possível chamar a atenção dos alunos para o fato do agrupamento dos valores, e que a mesma peça tem valor diferente de acordo com o pino que estiver ocupado. Possivelmente seja necessário realizar esta atividade mais de uma vez.
É importante que os alunos possam registrá-la em seus cadernos, observando as estratégias e os pontos obtidos por cada um dos jogadores.

Metodologia:
Quando forem acumulados 10 (dez) macarrões (pontos) no pino da unidade, o jogador deve retirar estes 10 macarrões e trocá-las por 1 macarrão que será colocado no pino seguinte, representando 10 unidades ou 1 dezena. Nas rodadas seguintes, os jogadores continuam marcando os pontos, colocando macarrões no primeiro pino da esquerda para a direita (casa das unidades), até que sejam acumuladas 10 (dez)  macarrões que devem ser trocadas por um macarrão que será colocado no pino imediatamente posterior, o pino das dezenas. Vencerá quem colocar o primeiro macarrão no terceiro pino, que representa as centenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!